segunda-feira, 14 de maio de 2012

PESQUISA 2º BIMESTRE: TEMA LIVRE / LUIZ GUSTAVO


Quem Inventou a Energia Elétrica?

   Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o físico e filósofo grego Tales de Mileto observou um fenômeno curioso. Ao esfregar um pedaço de âmbar (um tipo de resina vegetal) em um pedaço de lã, ele notou que o âmbar passava a atrair objetos leves. Dois mil anos depois, esse fenômeno foi chamado de eletricidade, da palavra grega elektron (que quer dizer "âmbar").
   Um dos primeiros cientistas a observar fenômenos elétricos foi um político e pesquisador americano, chamado Benjamin Franklin (1706-1790).
Ele observou o céu em noites de tempestade, e percebeu que os raios eram descargas de correntes elétricas que vinham das nuvens.
   Franklin então fincou no chão uma haste de ferro, e viu que o raio ia parar exatamente em cima dela.
   Em outro dia de chuva, ele fez uma espécie de pipa, com um fio úmido. O que foi que aconteceu? A descarga elétrica do raio correu pelo fio da pipa, que soltou algumas faíscas. O raio tinha sido absorvido. Assim, Franklin acabou inventando o pára-raios.
   A partir do século 19, muitos outros cientistas começaram a pesquisar a eletricidade. Em 1800, o físico francês Alessandro Volta (1745-1827) inventou a pilha elétrica, que ganhou esse nome (usado até hoje) porque as primeiras pilhas eram formadas por moedas empilhadas.
   Um dos cientistas mais geniais no campo da eletricidade foi Michael Faraday (1791-1867). Suas descobertas foram o ponto de partida para muitas aplicações práticas, como motores e geradores, trens e bondes elétricos, além das centenas de inventos de Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada, e Alexander Graham Bell, criador do telefone.
  Em 1882, Edison construiu sua primeira central elétrica, em Nova York, movida a carvão. Conseguia acender 7200 lâmpadas por vez e iluminar um bairro inteiro! Mas o primeiro invento de Edison, no entanto, não deu o menor ibope. Era uma máquina de votar, que ele fez quando tinha 21 anos. Quem torceu o nariz para essa invenção jamais imaginou tudo o que Edison iria fazer depois disso!

Um comentário:

  1. Muito legal,fiquei sabendo de muita coisa que não sabia.

    Agradeço a sua biografia ...
    Abraçõs,Alana

    ResponderExcluir