segunda-feira, 14 de maio de 2012

BIOGRAFIA JORGE AMADO: LUIZ GUSTAVO, DANIEL HENRIQUE E THIAGO MOURA

   Alunos: Luiz Gustavo, Daniel Henrique e Thiago Moura
              Biografia De Jorge Amado

    Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro. Seus livros já foram traduzidos para um grande número de países. Iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista e de denúncia social. Passou por várias fases até chegar na fase voltada para crônica de costumes. Politicamente comprometido com ideias socialistas foi preso duas vezes, uma em 1936 e outra em 1937. Exilado, viveu em Buenos Aires, França, Praga e em vários outros países com democracias populares. Voltou para o Brasil em 1952.
Entre suas obras adaptadas para a televisão, cinema e teatro estão Dona Flor e seus dois maridos, Gabriela cravo e canela, Tenda dos milagres e Tieta do agreste.
   Jorge Amado (1912-2001) nasceu no dia 10 de agosto, na Fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna, Bahia. Filho do fazendeiro de cacau, João Amado de Faria e Eulália Leal Amado. Passou a infância na cidade de Ilhéus, onde aprendeu as primeiras letras. Cursou o secundário no Colégio Antônio Vieira em Salvador, cidade onde viveu misturado com o povo, nos anos da sua adolescência, tomando conhecimento da vida popular que iria marcar fortemente sua obra de romancista.
    Começou a trabalhar com 14 anos, em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da "Academia dos Rebeldes", grupo de jovens que, juntamente com o "Arco e Flecha" e o "Samba", desempenharam importante papel na renovação das letras baianas. Comandados por Pinheiro Viegas, figuraram na Academia dos Rebeldes, além de Jorge Amado, os escritores João Cordeiro, Dias da Costa, Alves Ribeiro, Edison Carneiro, Valter da Silveira, e Clóvis Amorim.
    Em 1927 ingressou como repórter no Diário da Bahia e também escrevia para a revista A Luva. Aos dezenove anos publicou seu primeiro romance "O país do carnaval". Nessa época já estava no Rio de Janeiro, em contato com nomes importantes da literatura. Foi redator chefe da revista carioca Dom Casmurro, em 1939.
    Jorge Amado foi casado com a escritora Zélia Gattai, que aos 63 anos começou a escrever sua memórias. Teve dois filhos, João Jorge, sociólogo e autor de peças para teatro infantil, e Paloma, psicóloga, casada com o arquiteto Pedro Costa. É irmão do médico neuropediatra Joelson Amado e do escritor James Amado.
   Participou do movimento da frente popular da Aliança Nacional Libertadora. Foi exilado na Argentina, no Uruguai, em Paris e em Praga e ainda morou em diversos países. Recebeu vários prêmios, títulos honoríficos e foi membro correspondente da Academia de Ciências e Letras da República Democrática da Alemanha; da Academia das Ciências de Lisboa; da Academia Paulista de Letras; e membro especial da Academia de Letras da Bahia. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23.
   Jorge Leal Amado de Faria faleceu no dia 6 de agosto. Seu velório foi realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado, a seu pedido, e suas cinzas foram colocadas ao pé de uma mangueira, em sua casa na Bahia.
  OBRAS:
Romance: O país do carnaval, 1931; Cacau, 1933; Suor, 1934; Jubiabá, 1935; Mar morto, 1936; Capitães de areia, 1937; Terras do sem fim, 1943; São Jorge dos Ilhéus, 1944; Seara vermelha, 1946; Gabriela cravo e canela, 1958; Dona Flor e seus dois maridos, 1966; Teresa Batista cansada de guerra, 1972; Tieta do agreste, 1977; Tocaia Grande, 1984; Tenda dos milagres, 1969.
Poesia: A estrada do mar, 1938.


Um comentário: