terça-feira, 15 de maio de 2012

JORGE AMADO GUERREIRO


Jorge Amado

Por: Greice Camotti


Uma mistura de guerreiro e amor será oportunamente lembrada no “A(o) gosto das Letras deste ano. Jorge, que faz referência a um popular santo guerreiro e leva como sobrenome “Amado”, mestre reverenciado por muitos será o autor homenageado neste no.

Jorge Amado, o mais popular escritor nordestino e mundialmente reconhecido foi também “um imortal”, possuía a cadeira número 23, que pertenceu a Machado de Assis. Após sua morte, o mesmo posto fora ocupado por sua esposa e também renomada escritora, Zélia Gattai.

O lado Jorge do escritor fez jus à sua face guerreira, que em sua literatura desnudou críticas sociais como a pobreza, o menor abandonado, posse indevida de terra, a promiscuidade, exploração sexual e infantil. Esse lado guerreiro do autor trazia consigo a função de denunciar, pois retratava toda a precariedade vivida pelo povo baiano.

A beleza natural baiana também é reverenciada em suas obras, como a beleza das praias citadas, em “Capitães de Areia”, o charme caliente do agreste, em “Tieta do Agreste” e as noites boemias na obra “A morte e a morte de Quincas berro d’água”.

O lado amado de Jorge era voltado para sensualidade, amor, desejo e adultério. Toda sensualidade à flor da pele de “Gabriela Cravo e Canela”e irreverente o adultério cometido por uma mulher e um fantasma, na obra “Dona Flor e seus dois maridos”, temas envolventes que conquistaram o público leitor.

Um belíssimo acervo, com características marcadas pela crítica social e pela sensualidade, que tornou o escritor reconhecido mundialmente com seus livros traduzidos em 49 países.

O mundo conheceu, o nosso país o imortalizou e nossa cidade dedicará este evento cultural e intelectual a esse ilustre e amado filho da Bahia: Jorge Amado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário