sábado, 26 de maio de 2012

EMPREGUETES / LINGUAGEM: GÍRIA

OUÇA E CANTE: VIDA DE EMPREGUETE

O termo EMPREGUETE é um exemplo de gíria criada por um grupo 

Gostou da música das Empreguetes? Nós também adoramos e por isso nada melhor que conhecer a letra desta contagiante música:
empreguetes cheias de charme

Todo dia acordo cedo
Moro longe do emprego
Quando volto do serviço,
quero o meu sofá.
sempre cheia a condução
Eu passo pano, encero chão
A outra vê defeito
Até onde não há.
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Só vendo a patroinha aqui no meu lugar
Botando a roupa pra quarar.
Minha colega quis botar
Aplique no cabelo dela
Gastou um extra que era da parcela.
As filhas da patroa
A nojenta e a entojada
Só sabem explorar, não vale nada
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Só vendo a cantora aqui no meu lugar
Tirando a mesa do jantar.
Levo vida de empreguete, eu pego às sete
Fim de semana é salto alto
E ver no que vai dar
Um dia compro apartamento e viro socialite
Toda boa
Vou com meu ficante viajar




A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais, usados tradicionalmente.
As gírias são próprias de uma determinada época e, muitas vezes, deixam de existir quando caem em desuso. Muitas gírias são tão utilizadas por grande parte da população de um país que acabam sendo incorporadas pelo vocabulário oficial, fazendo parte dos dicionários.

De certa forma, todos os grupos sociais possuem uma certa quantidade de palavras ou expressões que usam em seu ambiente. Estas são chamadas de gírias de grupos. Possuem gírias próprias os estudantes, advogados, jogadores de futebol, médicos, policiais, vendedores entre outros.

Muitas gírias são criadas pelos jovens e adolescentes, em função da necessidade de buscar palavras e conceitos novos.

Vem aí a mais nova gíria, o termo EMPREGUETE! Além da gíria, a letra da música

apresenta uma linguagem informal, do cotidiano, sem o compromisso com a norma

culta da língua.



A moda Tecnobrega


A novela “Cheias de Charme”, exibida diariamente, retrata a vida diária das empregadas domesticas, bem como o preconceito para com a classe já que, uma das personagens perde o namorado por exercer essa profissão.

Segundo os bastidores da novela,  é a nova moda da empregue-te: muito brilho, short curto, saia… e lingerie, como se fosse roupa normal!

 A trama mostra a personagem criada na casa da família em que trabalha, lá  ganha muitas roupas e acaba incorporando um figurino mais bacana, ou seja, a moda tecnobrega, que não para por aí. Além do visual, as músicas contagiantes também incorporam o novo ritmo e estilo.

4 comentários:

  1. Adoreii ,é muitoo legal ,A letra da musicaa e muito legal
    . Eu adoro Cheias de Charme

    Nathalia Regina

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interesante a linguagem das empreguetes



    Maria Clara e Daniel

    ResponderExcluir
  3. essa novela esta fazendo muito suseso!!! beijossssss vitoria garcia...

    ResponderExcluir
  4. eu adorei esta musica das empreguetes da novela cheias de charmes bjssssssssss e a isabela da sala 603

    ResponderExcluir