domingo, 6 de maio de 2012

Leitura Bimestral: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá



 


Jorge Amado, um dos principais responsáveis pela divulgação do Brasil em todo mundo, cria aqui uma belíssima narrativa que, segundo o texto, foi trazida pela “Manhã que a ouviu do Vento e contou-a ao Tempo”. Trata-se do amor impossível entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma hisória escrita em Paris, no ano de 1948, quando seu filho, João Jorge completou um ano de idade.
Na história há um gato malhado de quem ninguém gostava. Ele era malvado e egoísta. Gostava de assustar os outros, sentir-se dono do mundo. Um dia, só para testar sua fama, resolveu ver o medo que os outros tinham dele. Mal o gato apareceu, o pato Preto nadou rápido para o outro lado do lago e as galinhas esconderam os pintinhos para que não fossem vistos pelo malvadão. O gato malhado ficava muito feliz ao ver o medo que causava nos outros animais.
Mas, sem que ele esperasse, um dia surge diante dos seus olhos uma andorinha muito alegre – a andorinha Sinhá. O gato ficou intrigado. Imediatamente perguntou por que ela não fez como os outros. Por que não fugiu? A resposta foi desconcertante. A bela andorinha disse que não tinha medo dele. Na verdade, disse mais. Disse que ele não sabia voar, além de ser tolo e feio. O gato ficou furioso. Como alguém tinha a ousadia de chamá-lo de feio? Logo ele, o mais bonito animal da floresta.
O tempo passou. E não é que o gato mau, de feios olhos pardos, de escura fama de maldade, num dia de primavera, descobre que está apaixonado pela andorinha Sinhá e é correspondido?
O caso de amor na floresta é acompanhado por todos os animais. O gato apaixonado, por mais incrível que isso possa parecer, ficou amável. Passou até a cumprimentar os outros animais. Porém o inverno chegou. Será que o gato e a andorinha foram felizes para sempre? Essa história está esperando por você.

Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=biblioteca.interna&id_livro=94>. Acesso em: 06-05-202.

  • Pesquise a biografia do autor Jorge Amado e poste no Blog da sua sala, insira uma imagem para ilustrar a sua pesquisa. Comente as postagens dos demais alunos.





3 comentários:

  1. adorei a leitura do segundo bimestre
    maria clara

    ResponderExcluir
  2. Também gostei Maria Clara,é uma linda história de amor!

    ResponderExcluir
  3. a historia e interesante

    ResponderExcluir