EDUCAÇÃO: COMO ESTUDAR

Como estudar?

Ações e estratégias de trabalho  podem auxiliar os alunos, em seu cotidiano, a atingir melhores resultados na escola.

dictionary460
Orientações de estudo para organizar o seu trabalho e melhorar o seu rendimento escolar. Confira:

a) ESTUDE TODOS OS DIAS E NÃO APENAS NA VÉSPERA DAS PROVAS - Ao agir desta forma você reforça a compreensão dos conteúdos trabalhados a cada dia pelos professores. Para fazer isto, reserve de 1 a 2 horas por dia, no período em que não tem aulas, manhã ou tarde, para fazer as tarefas e revisar os pontos importantes trabalhados em sala de aula pelos professores. Na véspera das provas você apenas irá retomar ou recapitular o que já foi previamente estudado e será mais fácil e melhor o seu preparo para a avaliação.
b) CONCENTRE-SE NOS ESTUDOS, TENHA FOCO - Ao se propor a estudar todos os dias, tenha em mente que este é um objetivo que vai requerer da sua parte o máximo de foco e concentração. Determine-se a atingir esta meta, para isso, ordene seu estudo definindo uma sequência de trabalho de acordo com o que considera mais prioritário, dando preferência às matérias ou disciplinas nas quais tem mais dificuldade.
c) UTILIZE DICIONÁRIOS COMO APOIO - Use estes materiais (tanto aqueles próprios de uma língua - português, inglês ou espanhol - quanto os técnicos especializados - histórico, geográfico, filosófico, científico) para buscar o significado de palavras que ainda não conhece e ampliar o seu vocabulário na elaboração de suas respostas, textos, pesquisas, redações.
d) FAÇA RESUMOS OU ORGANIZE AS IDEIAS EXPLICADAS EM AULAS ATRAVÉS DE TÓPICOS - Para facilitar seu estudo é preciso rever as ideias trabalhadas em aula e, neste sentido, é preciso adotar um método ou forma de organizar e revisar os conteúdos. Há alunos que preferem fazer resumos, outros que trabalham com a ordenação das explicações em tópicos. Veja qual é mais adequado e fácil para você e coloque-o em uso.
e) INFORME SUA FAMÍLIA DE SEUS HORÁRIOS DE ESTUDO INDIVIDUAL - Esta ação de caráter prático tem como objetivo alertá-los de que está estudando e que precisará de tranquilidade, paz, silêncio para realizar esta ação e que não deverá ser interrompido. É também útil para informar aos pais que você está sendo responsável, organizado e que poderá em algum momento precisar da ajuda deles.
f) LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS ESTUDADOS E DEPOIS VÁ REPETINDO ORALMENTE AS IDEIAS IMPORTANTES - O sentido desta ação não é a memorização, se bem que também auxilia nesta questão, mas parar e pensar o que foi lido, dando algum tempo para interpretar e entender o sentido das informações trabalhadas, reforçando conceitos e conteúdos.

João Luís de Almeida Machado Educação / 01/06/12 13:29 - Atualizado em 01/06/12 13:29

COMO ESTUDAR?

Durante o ano escolar é preciso se organizar nos estudos para que a aprendizagem aconteça.
É preciso saber exatamente o que fazer, ou seja, como estudar.
Espero que as orientações abaixo possam contribuir bastante para um bom rendimento durante as aulas, avaliações, atividades e demais trabalhos.
Assim, os compromissos escolares serão realizados de forma mais organizada, com resultados mais satisfatórios.
Seguem abaixo algumas orientações:
a) ORGANIZE SEUS MATERIAIS - Na véspera das aulas organize sua mochila com os materiais necessários para as atividades do dia seguinte antes de ir dormir. Livros, cadernos, estojos, réguas e materiais extras requisitados devem ser arrumados de forma antecipada para evitar peso extra na mochila e impossibilidade de participação em alguma atividade por falta de material.
b) MANTENHA SUA AGENDA ATUALIZADA - Anote numa agenda ou mantenha atualizados os compromissos escolares em uma parte específica de seu caderno para não perder prazos de entrega de tarefas, provas, trabalhos ou participação em aulas extras, reuniões... Estas anotações devem ser compartilhadas com os pais ou responsáveis (no caso de alunos mais novos ou com maior dificuldade de organização) para que também eles saibam de seus compromissos e de sua organização.
c) FAÇA PERGUNTAS - Não entendeu? Não tenha vergonha de levantar à mão e perguntar. Pergunte na hora, peça para o professor explicar novamente. Peça exemplos que facilitem a compreensão ou então que os exercícios que geraram dúvidas sejam refeitos. Só depois que tiver certeza que entendeu é que você estará bem preparado para tarefas, exercícios em sala de aula ou provas.
d) FAÇA ANOTAÇÕES DETALHADAS -Durante as aulas faça as anotações sugeridas pelos professores e também se sinta a vontade para colocar ao lado anotações e observações adicionais nas quais sua compreensão do que está sendo explicado faça parte de seus registros.
e) ELIMINE DISTRAÇÕES - Na hora em que for estudar mantenha o foco apenas nos estudos e elimine as distrações. Não estude com música, TV ligada, telefones, computador ou qualquer outro recurso por perto que possa tirar sua atenção. No horário em que definir como período de resolução de tarefas e trabalhos ou ainda de estudo diário das matérias trabalhadas na escola faça-o em lugar tranquilo, sem movimento ou passagem de pessoas. Peça aos demais membros da família para não interromperem seus estudos.
f) TROQUE IDEIAS COM COLEGAS SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS - Seus colegas de classe elaboram também sua compreensão dos conteúdos e conceitos trabalhados em aula e, cada um faz isso de uma forma diferente, mesmo que os temas sejam iguais. Ao trocar ideias com eles o seu entendimento da matéria trabalhada pode então ser enriquecido ou facilitado.
g) Muita atenção durante as aulas, hoje, o ensino já não requer apenas memorização, decorebas, o que vale é o aprendizado.

5 comentários:

  1. juliana vizinha da maria eduarda souza4 de junho de 2012 às 07:36

    gostei muito espero ter mais noticias

    ResponderExcluir
  2. que legal ate minha vizinha entrou



    maria eduarda de souyza cruz

    ResponderExcluir
  3. Alana e Luíz Gustavo4 de junho de 2012 às 07:44

    Muito interessante essa informação !
    Agradeço,Alana e Luíz Gustavo .

    ResponderExcluir
  4. .............................................................................................................................................PROFESSORA EU TE AMO ............................................................................................................................................................................................................NOME;NATALIA CRISTINA APARECIDA....................................................................................................................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir
  5. PROFESSORA EU GOSTEI EU ESTAVA LENDO E ADOREI GOSTEI MUITO OBRIGADO.NOME.NATALIA CRISTINA

    ResponderExcluir