LIVRO PARA VOAR ... E LER: ABRACE ESTA IDEIA VOCÊ TAMBÉM




O Projeto "Livro para voar ... e ler: abrace esta ideia você também" acaba de decolar na Sala 603!
Dia 26-04-2012 inicia-se mais uma aventura no Mundo da Leitura. Para decolar neste primeiro voo, Maria Clara e Daniel apertaram os cintos e voaram para suas casas com a Sacolinha de Leitura proposta para esta atividade. Dentro dela???????? Ah, você irá saber assim que a sacolinha aterrizar de volta à sala e os alunos fizerem os seus depoimentos.
O que é o Projeto?
“Projeto Livro para voar ... e ler: Abrace esta ideia você também”
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Na condição de educadores e mediadores de leitura podemos oferecer a nossa contribuição para a formação do jovem leitor. E, de certa forma, responder a alguns questionamentos que são frequentes no dia-a-dia de todo educador, quais sejam: o que leva um leitor a apreciar uma boa leitura? O que o faz preferir a leitura de um e o descarte de outra obra? Seriam as referências de leitura que lhe são oferecidas – que lhe são proporcionadas?
JUSTIFICATIVA
Um dos questionamentos mais frequentes no país refere-se à deficiência da capacidade leitora dos alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, os números e a baixa qualidade da educação básica brasileira são bastante conhecidos e têm tido grande destaque nos meios de comunicação Conforme dados apontados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o Brasil não apresenta índices satisfatórios no que se refere à leitura, produção de textos e conhecimentos linguísticos mínimos e necessários no ensino básico.
Isso aponta que as instituições de ensino não têm dado uma resposta adequada aos jovens brasileiros que permita garantir uma aprendizagem da língua na sua pluralidade de funções e contextos. Diante desse quadro, este projeto visa a formação de novos leitores e, desse modo, contribuir para uma modificação desses mesmos resultados em anos posteriores. Além disso, este estudo busca avaliar as diferentes situações de trabalho com literatura e leitura presentes no cotidiano escolar, refletir sobre as relações estabelecidas entre o ensino da língua e a sua apropriação por parte dos alunos, de modo a possibilitar a construção de consensos e estratégias que possam contribuir para promover as mudanças necessárias.
Com relação às habilidades de leitura, o termo letramento pode ser definido como “a capacidade de compreender textos escritos, usá-los e refletir sobre eles de forma a alcançar objetivos próprios, desenvolver os próprios conhecimentos e o próprio potencial e participar ativamente da sociedade.” (p.20) Tal definição mostra uma leitura para além da simples decodificação e compreensão literal; incorpora compreensão, interpretação e reflexão sobre os textos.
Entendemos que a leitura do texto literário por meio destas ações pode proporcionarum ensino de leitura diferenciado por sugerir o uso de diversos tipos de textos literários e modos de estimular o ato de ler.
Entende-se que a leitura do texto literário,associada a ações didáticas diversificadas, pode proporcionar um ensino de leitura significativo, por sugerir o uso de diversos tipos de textos literários e modos de estimular o ato de ler. Atitudes simples podem melhorar muito a vida de outras pessoas! Participe e contagie seus colegas para viajar nesta aventura. Abrace esta ideia.
OBJETIVOS
Espera-se que, com a multiplicação de leitores se possa:
1.Averiguar quais gêneros, obras e autores são as preferências do leitor;
2.Identificar outras leituras que as crianças e seus familiares tenham acesso, para além do universo escolar;
3.Analisar como os professores promovem a aproximação entre o aluno e a literatura, e que representações pais, alunos e educadores constroem a respeito do livro de literatura infanto-juvenil;
4.Verificar a recepção das obras literárias pelos alunos, com a identificação de aspectos ligados à adesão e à rejeição das obras propostas como leitura;
5.Promover a divulgação do projeto em toda a Unidade Escolar para o desenvolvimento de estratégias e ações com obras da literatura infanto-juvenil inseridas nos diversos gêneros e subgêneros literários;
6.Verificar se o trabalho de intervenção com alunos e professores amenizará as dificuldades de leitura e escrita.
7.Desenvolver o hábito de leitura, bem como o gosto por essa prática.
PÚBLICO ALVO

Alunos dos 6ºs (Salas 601, 602 e 603) Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Jandira Lacerda Zanoni.
METODOLOGIA


A metodologia utilizada se fundamenta na distribuição de Sacolas de Leitura para os alunos do Ensino Fundamental. A coleta de dados será baseada na recepção do leitor e na recomendação da obra para outros alunos e seus familiares. Em seguida, será possível identificar as preferências de leitura por meio da recepção das obras, buscando identificar as nuances presentes na rejeição e na adesão causadas pelas obras propostas.
Dessa forma, teremos uma visão qualitativa e quantitativa do trabalho proposto e realizado fora do contexto da sala de aula e dos aspectos referentes à diversidade do acervo a que os leitores têm acesso.
BIBLIOGRAFIA


AGUIAR, V. T. de. Leitura literária e escola. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 235-255.

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ANDRADE, L. T. de. Professores-leitores e sua formação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
CECCANTINI, J. L. C. T. Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil. In: CECCANTINI, J. L. C. T. (org.) Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica-Núcleo Editorial Proleitura, 2004, p. 19-37.
RECADO AOS PAIS:
O objetivo deste projeto é despertar no aluno o gosto pela leitura e, assim, desenvolver o hábito dessa prática, além isso, exercitar a oralidade e a interação dos alunos durante o reconto das histórias em sala de aula. Por isso, solicitamos aos Senhores Pais e familiares que, no final de semana, também leiam o livro que seu filho(a) levou para casa e assim: abrace esta ideia você também.
O livro para voar e ler permanecerá durante uma semana com os alunos e retornará à escola às segundas-feiras, portanto, solicitamos a gentileza de cuidar e devolver a sacolinha e o livro em perfeitas condições para que outros alunos possam desfrutar dessa leitura, recontar a história e recomendá-la aos demais colegas.
Contamos com a sua colaboração.
Professora: Selma Cristina Freitas Pupim





Um comentário:

  1. PENA QUE EU NAO PUDI LER MAS EU GOSTEI DO LIVRO POR O MATHEUS CONTOU COMO ERA A HISTORIA SO QUE O LIVRO DAS MENINAS EU NAO PUDI LER MAIS ESTA BEM EU GOSTEI DESTA IDEIA

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