sábado, 10 de novembro de 2012

O PRONOME

Pronome: Construindo o Conceito

Atividade do Livro Didático p. 187

Classes de Palavras ou Classes Gramaticais. Todas as palavras que existem na língua pertencem a uma dessas 10 classes, são elas: Substantivo; Adjetivo; Artigo; Verbo; Advérbio; Numeral; Pronome; Conjunção; Preposição; Interjeição. Exemplo:

Hum! O final do ano está chegando e os alunos melhoram muito suas notasbimestrais. Eles são 10!

 
O que é um Pronome?

Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos:
A menina era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos!
[o pronome Ela substituiu o termo A menina

A menina que morava nos meus sonhos era mesmo bonita!

Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada.
[minha/eu: pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala]

Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada?
[tua/tu: pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala]

A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada.
[dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala]

Existem seis tipos de pronomes:
pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.
Pronomes Pessoais

Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito. Por exemplo:
Nós lhe ofertamos flores.

- Eu: 1ª pessoa do singular

- Tu: 2ª pessoa do singular

- Ele, Ela: 3ª pessoa do singular

- Nós: 1ª pessoa do plural

- Vós: 2ª pessoa do plural

- Eles, Elas: 3ª pessoa do plural

Pronomes de Tratamento

Vossa Alteza V. A. príncipes, duques
Vossa Eminência V. Ema.(s) cardeais
Vossa Reverendíssima V. Revma.(s) sacerdotes e bispos
Vossa Excelência V. Exª (s) altas autoridades e oficiais-generais
Vossa Magnificência V. Mag. ª(s) reitores de universidades
Vossa Majestade V. M. reis e rainhas
Vossa Majestade Imperial V. M. I. Imperadores
Vossa Santidade V. S. Papa
Vossa Senhoria V. S.ª (s) tratamento cerimonioso
Vossa Onipotência V. O. Deus

São pronomes de tratamento: senhor, senhora, você, vocês. "O senhor" e "a senhora"são empregados no tratamento cerimonioso; "você" e"vocês", no tratamento familiar. Você e vocês são muito empregados no português do Brasil; em algumas regiões , a forma tu é de uso frequente, como no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em outras, é muito pouco empregada. Já a forma vós tem uso na linguagem bíblica e ultraformal.

Pronomes Possessivos

São palavras que indicam posse de algo (coisa possuída).
Por exemplo: Este caderno é meu. (meu = possuidor)

São eles: meu(s); minha(s); teu(s); tua(s); seu(s); sua(s); nosso(s);

nossa(s); vosso(s); vossa(s); seu(s); sua(s).

Pronomes Demonstrativos
Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar ou mostrar algo ou em termos de espaço, tempo.

Compro este carro (aqui). O pronome este indica que o carro está perto da pessoa que fala.
Compro esse carro (aí). O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.
Compro aquele carro (lá). O pronome aquelediz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo.

Este ano está sendo bom para nós. O pronome este refere-se ao ano presente.
Esse ano que passou foi razoável. O pronome esse refere-se a um passado próximo.
Aquele ano foi terrível para todos. O pronome aquele está se referindo a um passado distante.Pronomes Indefinidos

São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada.
Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.
Não é difícil peceber que "alguém" indica uma pessoa de quem se fala (uma terceira pessoa, portanto) de forma imprecisa, vaga. É uma palavra capaz de indicar um ser humano que seguramente existe, mas cuja identidade é desconhecida ou não se quer revelar.

Pronomes Indefinidos
São aqueles que se referem a uma pessoa que não sabemos quem é. Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.


Singular
Plural
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
algum
nenhum
todo
muito
pouco
vário
tanto
outro
quanto
alguma
nenhuma
toda
muita
pouca
vária
tanta
outra
quanta
alguns
nenhuns
todos
muitos
poucos
vários
tantos
outros
quantos
algumas
nenhumas
todas
muitas
poucas
várias
tantas
outras
quantas
alguém
ninguém
outrem
tudo
nada
algo
cada
qualquer
quaisquer


Leia esta fábula: O SAPO E O ESCORPIÃO
 
Era uma vez um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.
- Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o escorpião ao sapo.
- De jeito nenhum! Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer.
- Mas se eu te picar - respondeu o escorpião com uma voz terna e doce - morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e o levou nas costas.
Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
- Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.
E o escorpião simplesmente respondeu: - Por que esta é minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.








Exercícios: Copie os exercícios em uma página do word, responda e publique sua resposta.
O uso dos pronomes chama bastante a atenção nessa fábula. Vamos analisar melhor
cada ocorrência, tentando construir o conceito dessa classe de palavras:
1) No trecho “ – Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? – perguntou o escorpião ao sapo”, que palavra o escorpião usa para se dirigir ao sapo?
R.
2) Na frase: “ Mas se eu te picar com meu veneno”, que sentido a palavra meu acrescentou à palavra veneno?
R.
3) Observe o uso da palavraisso na frase “ Por que você fez isso, escorpião?” A que esta palavra se refere?
R.
4) Durante a travessia do rio, o escorpião pica as costas do sapo e este, aborrecido,
exclama: “Agora nós dois morreremos afogados!”. A quem se refere a palavra nós?
R.
5. Leia a fala do escorpião no final da fábula e responda: a palavra la na expressão
mudá-la se refere a que termo, citado anteriormente?
R.
6. Qual das frases a seguir pode servir de moral da fábula em estudo? Indique-a
( ) Seja sempre você mesmo.
( )Devagar e sempre se chega na frente

( )Quem avisa amigo é.
( )Nada elimina o que a natureza determina
( )Fazer a coisa certa na hora certa é uma grande arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário