domingo, 17 de junho de 2012

AULA CLASSES GRAMATICAIS / SUBSTANTIVO DIA 18-06




Classes Gramaticais
Em português, existem dez classes gramaticais ou classes
morfológicas, ou ainda classes de palavras. Destas, seis são
variáveis, isto é, se flexionam em gênero)masculino e feminino,
número (singular e plural e grau (aumentativo e diminutivo e
quatro são invariáveis. 
Da mesma forma que os alimentos são classificados em diferentes grupos por possuírem características próprias, as palavras também se classificam de acordo com as suas características. Exemplo: diferenciamos o grupo de legumes, verduras, frutas, cereais, farináceos etc. Existe uma infinidade de alimentos que se dividem em grupos distintos. Assim como, no grupo dos alimentos podemos diferenciar os “legumes” das “verduras”, as “frutas” dos “vegetais”, em português também agrupamos as palavras conforme as suas classes. 
Desse modo, em Língua Portuguesa, as palavras se classificam em 10 grupos, que são chamadas de Classes de Palavras ou Classes Gramaticais. Todas as palavras que existem na língua pertencem a uma dessas 10 classes, são elas: Substantivo; Adjetivo; Artigo; Verbo; Advérbio; Numeral; Pronome; Conjunção; Preposição; Interjeição. Exemplo:

Oh! Os alunos estudaram para a primeira avaliação e suas notas foram muito boas.

A primeira classe gramatical que estudaremos será o SUBSTANTIVO. A característica básica do substantivo é que nome a um ser;
Seres nomeados pelos substantivos: Lugares, criaturas reais ou inventadas, objetos, ações e fatos, sentimentos, qualidades ou estados.
 Exemplos: Ourinhos, bairro, cidade, Deus, Saci, livro, amor, beleza, alunos, avaliação, notas, risada, luta, corrida, alegria, medo, dor, felicidade, riqueza, feiura etc.

Substantivo

As palavras que nomeiam ou designam os seres em geral são chamadas de substantivos. Entre os substantivos estão os nomes de pessoas, animais, vegetais,, coisas, lugares; os nomes de ações, estados, e sentimentos considerados como seres.
Os substantivos que se referem a todos os seres de uma mesma espécie, e são escritos com letra minúscula recebem o nomes de substantivos comuns. Todos os substantivos que dão nome a um ser particular, dentre os outros da espécie e são escritos com letra minúscula, são os substantivos próprios.
As palavras que dão nome a seres de existência independente são chamadas de substantivos concretos. São aquelas que designam os seres propriamente ditos: nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de um gênero, de uma espécie ou de um dos seres representantes. Já aquelas que dão nome a seres de existência dependente são chamadas substantivos abstratos.
Os substantivos que nomeiam conjuntos de seres de uma mesma espécie, são conhecidos como substantivos coletivos. Exemplo: enxame (abelhas), pelotão (soldados)
O substantivo apresenta três flexões:
Gênero: masculino ou feminino; exemplo: garoto ou garota.
Número: singular ou plural; exemplo: garoto ou garotos.
Grau: aumentativo ou diminutivo; exemplo: garotão ou garotinho.
Os substantivos podem ser:
Simples – apresentam um só elemento; exemplo: couve.
Composto – apresenta palavras compostas com mais de um elemento ou raiz; exemplo: couve-flor, passatempo, girassol, pé-de-moleque.
Primitivo – não e origina de outra palavra; exemplo: pedra, dente.
Derivado – origina de outra palavra; exemplo: pedreira, dentista.

Artigo

Artigo é a palavra que antecede o substantivo e concorda com o seu gênero e número, individualizando-o ou generalizando-o.
Os artigos são classificados em definidos – individualizando o substantivo: o, a, os, as; indefinidos – generalizam o substantivo: um, uma, uns, umas.


Leia a tira com atenção e responda:


Escola de Animais

1 – O que fizeram com a Gigi?
R.
2 – Qual foi a sua vingança?
R.

3 – Quais os substantivos encontrados no título da história e na tira?
R.
4 – Você encontrou algum substantivo acompanhado de um adjetivo?
R.
5 – Qual foi o artigo encontrado?

R.               

CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
1. comuns X próprios;
2. concretos X abstratos;
3. coletivos.
4. simples X composto;
5. primitivos X derivados.

Um comentário:

  1. Responda às questões em um arquivo à parte e poste no Blog com o Título:
    Aula Substantivo/Nome(seu nome)
    Profa. Selma

    ResponderExcluir