O Primeiro Automóvel
O primeiro veículo motorizado a ser
produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três
rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo alemão Karl Benz e possuía
um motor a gasolina.
Depois foram surgindo outros modelos, vários deles com motores de
dois tempos, inventado, no ano de 1884, por Gottlieb Daimbler.
Evolução
Algum tempo depois, uma empresa
francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção
e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford
na América do Norte.
Os ingleses demoraram um pouco mais
em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira
vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma
pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de
aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele,
vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda,
etc.
No ano de 1904, surgiu o primeiro
Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma
transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França
(De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na
Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma
linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira
Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de
produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e
fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados
Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra,
produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes, tiveram
uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o
resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da
mesma forma, ou seja, em série. Este sistema de produção
ficou conhecido como fordismo.
Carro antigo: Lagonda modelo 1938
No caso do Brasil e também em
outros países da América Latina, esta evolução automotora chegou
somente após a Segunda
Guerra Mundial. Já na década de 30, fábricas estrangeiras,
como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no
país. Porém, foi somente em 1956, durante o governo de Juscelino
Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a montar os
automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes,
furgões e, finalmente, carros de passeio. Esta indústria foi
iniciada pela Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela
produção de caminhões pesados. Posteriormente vieram: automóvel
JK
com estilo Alfa-Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus
caminhões e ônibus, a Scania-Vabis e a Toyota.
Logo depois, carros de passeio e
camionetas começaram a ser fabricados: Volkswagem, DKW-Vemag,
Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da
Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (da Chrysler). Todos estes
veículos, embora montados no Brasil, eram projetados nas matrizes
européias e norte-americanas, utilizando a maioria de peças e
equipamentos importados.
Diferente
de antigamente, hoje o automóvel possui características como
conforto e rapidez, além de ser bem mais silencioso e seguro. Nos
últimos anos, os carros vêm passando por inúmeras mudanças, e
estas, os tornam cada vez mais cobiçados por grande parte dos
consumidores. Todo o processo de fabricação gera milhões de
empregos em todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando
lucros para as multinacionais que os fabricam.
eu gostei muito e achei intereçante o jogo da forca é um aprendizado
ResponderExcluirde ingridy
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