quinta-feira, 26 de julho de 2012

DEZ MANDAMENTOS PARA INTERPRETAR UM TEXTO

Confira:





1 – Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado; desenvolvido.
2 – Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
3 – Sublinhar, em cada parágrafo, a ideia mais importante (tópico frasal).
4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
5 – Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
6 – Escrever, ao lado de cada parágrafo, ou de cada estrofe, a ideia mais importante contida neles.
7 – Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu.
8 – Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
9 – Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.
10 – Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos etc.)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DICA DE PORTUGUÊS


                    Dica!
Pratica, sem acento, é o verbo praticar conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo: ele/ela.
Ele pratica futebol.
Ela pratica dança do ventre.

Prática, com acento, é um substantivo feminino e pode significar: Execução de algo que foi idealizado: Concluído o aprendizado, lançou-se à prática; Execução frequente de uma atividade: Prática de exercícios físicos; Capacidade adquirida por treinamento: Tem prática em dirigir tratores.