sábado, 31 de março de 2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

Aluno "Destaque"

Thiego, você foi o aluno destaque do mês de março, pela sua dedicação durante as aulas de leitura, pelo seu compromisso e, principalmente, por demonstrar que está entendendo a nossa Língua Portuguesa. Parabéns Thiego!

“Ler, pensar e escrever são três ações que se completam. Quem lê pensa melhor.  Quem pensa escreve melhor e lê com mais profundidade. Quem escreve lê melhor e pensa com mais intensidade”. Gabriel Perissé 
E você ainda recebeu os parabéns da Assessora Técnico Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos. Veja o recado que  a Profa. Letícia Rarek lhe enviou:
E para confirmar o seu sucesso, você conquistou a terceira melhor nota da prova mensal, você já está no podium:

Considerações:

É imprescindível partilhar com cada aluno a análise de suas atividades, para reconhecer seus avanços e suas dificuldades, auxiliando-o a desenvolver a consciência dos progressos feitos em relação a situações anteriores, a se tornar sujeito de seu processo de aprendizagem e a melhorar cada vez mais.

Profa. Selma 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Seu cão salva vidas?


A doação de sangue, simples e indolor, pode ser a fronteira entre a vida e a morte

"Precisamos de sangue." A saga marcou minha semana, e a ideia de que ela vai se repetir inúmeras vezes já começa a me dar arrepios.
Primeiro, foi para Nina - uma pequena vira-lata de nove anos que chegou ao hospital às pressas. Com a cavidade nasal tomada por um tumor agressivo, ela mal conseguia respirar. A única alternativa seria tentar uma cirurgia de emergência.
O problema é que os exames indicavam uma anemia preocupante - muitos tumores são verdadeiros sequestradores de glóbulos vermelhos. E a cirurgia, portanto, dependeria de conseguirmos sangue para transfundir à paciente.
Já estávamos às voltas com Nina quando chegou Naomi, a rottweiler mais doce de que já tive notícia. Submetida à retirada do baço (também pela presença de um tumor), ela passou a apresentar níveis baixíssimos de plaquetas - as células que impedem que a gente sangre sem parar. Com risco de sofrer hemorragias, a adorável grandalhona também precisava de uma transfusão.
Para cães e gatos intoxicados, atropelados, com doenças renais crônicas ou câncer em estágio avançado, a transfusão de sangue é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte. Mas só há transfusão se houver sangue. E só há sangue se houver doador. Eis, então, uma sucessão de gargalos.
No caso dos cães, os doadores devem ser animais dóceis, jovens (até 8 anos) e de grande porte (mais de 25 kg), o que exclui todos os pequenos poodles, lhasas e afins - cada vez mais comuns nas grandes cidades -, restringindo os candidatos.
O segundo entrave é o dono. Responda rápido: você se habilita a sair de casa com seu grandalhão, que está bem de saúde, para ir a um hospital veterinário pensando em algum cachorrinho desconhecido que precise de ajuda?
E quando, felizmente, cães grandes pertencem a pessoas solidárias, o material coletado ainda passa por uma série de exames para garantir que a transfusão não prejudique ainda mais a saúde do receptor.
Por tudo isso, as reservas são normalmente escassas. E conseguir rapidamente as bolsas de sangue vira uma operação de guerra que envolve motoboys, táxi-dog, laboratórios e inúmeros telefonemas para os poucos serviços especializados, proprietários de animais de grande porte, outros hospitais e amigos.
Nessa semana, cerca de três horas se passaram entre a internação de Nina e Naomi e o início da transfusão. Nunca achei que ficaria tão feliz ao ver um motoboy chegando com uma caixinha de isopor.
Cães têm 13 tipos de sangue (e gatos, três). Há risco de incompatibilidade, mas, em geral, ela só se manifesta em uma segunda transfusão.
Nina não resistiu à cirurgia. Naomi segue na luta. A doação -simples e indolor - foi, para a dócil rottweiler, a fronteira entre a vida e a morte. Nesse caso, deu tempo. O problema é que os pacientes nem sempre podem esperar.

Macaco Leitor

Aluna Nota 10 / Avaliação Mensal




quarta-feira, 28 de março de 2012

É DIA DE LEITURA

NO MOMENTO NÃO PODEMOS ATENDER, ESTAMOS TEMPORARIAMENTE ENVOLVIDOS NO MUNDO DA LEITURA. GENTILEZA VOLTAR MAIS TARDE. OBRIGADA.










E Leitura on-line também!


Mostre o “desenho número 1” que aparece na história para uma pessoa adulta ou para outros alunos na sua escola, durante o intervalo e pergunte:  “Que desenho é esse?”. Anote a resposta, o nome da pessoa entrevistada e a idade - é importante anotar a idade.
“Que desenho é esse?”
Qual foi a sua conclusão sobre a resposta?
LEITURA BIMESTRAL: “O PEQUENO PRÍNCIPE”, Antoine de Saint-Exupery
 Se você teve a oportunidade de ler este livro, parabéns! É uma das histórias mais emocionantes da literatura universal.
Desde que “O Pequeno Príncipe” foi lançado, pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, que as editoras observam que a história gerou uma “tsunami de lágrimas” que varreu o planeta.  O poder desse pequeno manuscrito é assustador e encantador e apesar de aparentar ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico, motivo pelo qual adultos de todas as idades ainda têm ele como livro de cabeceira. É o livro francês mais vendido no mundo – cerca de 80 milhões de exemplares. Também é a terceira obra literária mais traduzida, perdendo apenas para a Bíblia. Foi publicada em 160 línguas. E é o livro mais adicionado nas estantes virtuais e mais lido nas bibliotecas mundiais.



 

terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisa 1º bimestre Matheus lucas


Pesquisa 1º bimestre

Matheus Lucas
          
MÚSICO HOMENAGEADO:
"PIXINGUINHA" 


 
Será homenageado no Festival de Música de Ourinhos / XII FESTIVAL DE MÚSICA DE  15 A 22 DE JULHO 2012 


 
Quantos festivais de música Ourinhos ofereceu a população? Ourinhos ofereceu 11 festivais de música.

Este será o 12º Festival

Quem será o músico homenageado?


                               Pixinguinha

Quando acontecerá o Festival?
 De 15 a 22 de julho


 

Pesquisa1º bimestre Ingridy e Isabela


PESQUISA 1º BIMESTRE

DUPLA:INGRIDY E ISABELA

SALA:603

_O CANTOR HOMENAGEADO É PIXINGUINHA
_OURINHOS OFERECEU À POPULAÇAO 11 FESTIVAIS DE MÚSICA
_O FESTIVAL DE MÚSICA DA CIDADE ACONTECERÁ DE  15 A 22 DE JULHO
SUAS MÚSICAS SÃO:
_CARINHOSO
_COCHICHANDO
_FALA BAIXO
_GAVIÂO CALÇUDO
_INGENUO
_JA TE DIGO
_LAMENTO
_LAMENTOS
_MUNDO MELHOR
_OS OITO BATUTAS
_PAGINA DE DOR
_-ROSA
_ROSA PIXINGUINHA
_SAMBA FUNEBRE
_UM A ZERO
_VOU VIVENDO
_YAO


Pesquisa 1º bimestre RaYssa e Maria Clara


PESQUISA 1º BIMESTRE
NOME DA DUPLA:MARIA CLARA E RAYSSA
- O MÚSICO HOMENAGEADO NESTE ANO NO FESTIVAL DE MÚSICA É “PINXIGUINHA”

- OURINHOS JA OFERECEU 11 FESTIVAIS DE MÚSICA E ESSE ANO SERA O DÉCIMO 2º FESTIVAL
  • O FESTIVAL ACONTECERÁ DE 15 A 22 DE JULHO

Pesquisa 1º Bimestre Nathália Regina

Pesquisa 1º bimestre

Nome: Nathalia Regina

MÚSICO HOMENAGEADO:
"PIXINGUINHA"


OURINHOS TEVE 11 FESTIVAIS DE MÚSICA
PIXINGUINHA SERÁ O MÚSICO HOMENAGEADO
NESTE ANO. O FESTIVAL SERÁ  DE 17 A 23 DE JULHO 2012.
É CONSIDERADO O MAIOR FLAUTISTA BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS,ALÉM DE UM IRREVERENTE ARRANJADOR E COMPOSITOR .ENTRE SUAS COMPOSIÇOES
ESTÃO:

PESQUISA PRIMEIRO BIMESTRE VITÓRIA




O MÚSICO HOMENAGEADO É ''PIXINGUINHA'' PARA O FESTIVAL DE MÚSICA DE OURINHOS. O FESTIVAL  ACONTECERÁ DE 15 A 22 DE JULHO DE 2012




MÚSICO HOMENAGEADO:
"PIXINGUINHA"






VITORIA GARCIA!!!

Pesquisa 1º Bimestre Luis e Daniel



- MÚSICO HOMENAGEADO: PIXINGUINHA

 12º Festival de Música de Ourinhos

 Festival de Música da cidade acontece entre 17 e 23 de julho
Suas músicas são:


Nome : Luiz e Daniel

segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma pergunta curiosa.... quem fez?

Exatamente, uma pergunta curiosa!

Hoje, dia 19/03, estávamos falando sobre os elementos constituintes de uma narrativa.O assunto da nossa aula é Conto Maravilhoso; ao escrever a palavra herói na lousa, O aluno MATHEUS LUCAS fez um questionamento:

"__professora, mas você disse que ideia não é mais acentuada? Por que herói é?"

Matheus, você demonstrou que prestou atenção durante a aula quando falei sobre a Nova Reforma Ortográfica e citei como exemplo, uma mudança nas regras ortográficas, ou seja: as palavras paroxítonas terminadas em ditongo aberto, como ideia, jiboia / i-dei-a; ji-boi-a que não são mais acentuadas.
Porém, a palavra heroi não é paroxítona, pois a sílaba tônica - a mais forte - é a última, logo herói é uma palavra oxítona e, conforme a regra:
"As palavras oxítonas terminadas em "a(s)", "e(s)", "o(s)",  "m" e "ns" são acentuadas.
Exemplo: pé, café, refém, herói, heroína, parabéns,pó, pá, dentre outras.

Matheus, a sua curiosidade o levou a aprender mais uma regra de acentuação. Parabéns!
Aguardo o seu comentário.


sexta-feira, 16 de março de 2012

O Pequeno Príncipe

Leitura Bimestral

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


LEITURA BIMESTRAL: “O PEQUENO PRÍNCIPE”, Antoine de Saint-Exupery

Se você teve a oportunidade de ler este livro, parabéns! É uma das histórias mais emocionantes da literatura universal.

Desde que “O Pequeno Príncipe” foi lançado, pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, que as editoras observam que a história gerou uma “tsunami de lágrimas” que varreu o planeta.O poder desse pequeno manuscrito é assustador e encantador e apesar de aparentar ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico, motivo pelo qual adultos de todas as idades ainda têm ele como livro de cabeceira. É o livro francês mais vendido no mundo – cerca de 80 milhões de exemplares. Também é a terceira obra literária mais traduzida, perdendo apenas para a Bíblia. Foi publicada em 160 línguas. E é o livro mais adicionado nas estantes virtuais e mais lido nas bibliotecas mundiais.
Reflexão:

Como o leitor descreveria esse garotinho?

O pequeno príncipe eternizou uma frase que acabou virando lema do livro. Que frase é essa?

a) “A vida é uma encruzilhada e o caminho a seguir só depende de você”.

b)“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

c)“Amizade a gente constrói e cuida como uma planta”.
d) “Dificil é conquistar uma amizade, mais fácil é perdê la".

A frase que se transformou em mensagem do livro foi ensinada para o pequeno príncipe por um personagem da história. Que personagem é esse? Como você o imagina?

Um outro personagem da história é desprezado pela comunidade até aparecer em elegantes roupas. Que personagem é esse?
Como você explicariaestas frases do livro:

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”
Para as crianças, que significado tem esse livro? E para os adultos qual significado?

O que mais você gostou dessa leitura? A história lhe mostrou algum ensinamento importante?


Mostre o “desenho número 1” que aparece na história para uma pessoa adulta ou para outros alunos na sua escola, durante o intervalo e pergunte: “Que desenho é esse?”. Anote a resposta, o nome da pessoa entrevistada e a idade - é importante anotar a idade.
Nome:             Idade:
“Que desenho é esse?”
Qual foi a sua conclusão sobre a resposta?
De acordo com a história lida, por que os adultos não conseguiam perceber que o desenho mostrava uma jiboia engolindo um elefante?
Professora Selma Pupim

terça-feira, 13 de março de 2012

Parabéns à você!


SALA: 603             

ANIVERSARIANTES
NOME DO ALUNO
D. NASC.
ANA GABRIELA 
22/11
DANIEL HENRIQUE
15/06
EDSON   
02/02
GIOVANA   
02/12
INGRIDY 
16/07
ISABELA
06/04
JOÃO   
09/12
JULIANA   
06/07
LUANA   
11/10
LUIZ GUSTAVO
25/05
MARIA CLARA
11/05
MARIA EDUARDA SILVA
15/02
MARIA EDUARDA  SOUZA
29/11
MATHEUS JUNIOR
24/05
MATHEUS LUCAS
28/03
NATALIA CRISTINA
06/05
NATALIA REGINA
23/01
RAYSSA   
01/05
THIAGO   
10/03
THIEGO   
23/09
VITÓRIA   
01/05
YASMIN   
04/10

Dia Nacional da Poesia



Que tal um sarau de poemas na sala de aula?